Citações

Frases que colocam os leitores para refletir sobre as questões apresentadas.


Pense bem no que fará amanhã pois é muito importante, estará trocando um dia de sua vida por isso.

Friedrich Nietzsche

Nossos inimigos não estão escondidos. Eles estão em todos os lugares, entram em nossas casas pelas rádios, TVs, estão nas nossas roupas, calçados, comida, jornais e revistas. Nós os reconhecemos mas não os identificamos como inimigos. São os patrocinadores das músicas que ouvimos, dos filmes que assistimos, das roupas que vestimos, dos sapatos que calçamos, da comida envenenada que comemos, dos jornais e revistas que lemos.

JDiniz

Passei 33 anos e quatro meses no serviço ativo, como membro da mais ágil força militar do meu país – o Corpo de Fuzileiros Navais. Servi em todos os postos, desde segundo-tenente a general. E, durante tal período, passei a maior parte de meu tempo como guarda-costas de alta classe, para os homens de negócios, para Wall Street e para os banqueiros. Em suma, fui um quadrilheiro, um gangster para o capitalismo. […] Foi assim que ajudei a transformar o México, especialmente Tampico, em lugar seguro para os interesses petrolíferos americanos, em 1914. Ajudei a fazer de Cuba e Haiti lugares decentes para que os rapazes do National City Bank pudessem recolher os lucros. Eu ajudei a estuprar meia dúzia de repúblicas da América Central em prol dos lucros de Wall Street […] Ajudei a “limpar” a Nicarágua para os interesses da casa bancária internacional dos Brown Brothers, em 1909-1912. Trouxe a luz à Republica Dominicana para os interesses açucareiros norte-americanos em 1916. Ajudei a fazer de Honduras um lugar “adequado” às companhias frutíferas americanas, em 1903. Na China, em 1927, ajudei a fazer com que a Standard Oil continuasse a agir sem ser molestada. Durante todos esses anos, eu tinha, como diriam os rapazes do gatilho, uma boa quadrilha. Fui recompensado com honrarias, medalhas, promoções. Voltando os olhos ao passado, acho que poderia dar a Al Capone algumas sugestões. O melhor que ele podia fazer era operar em três distritos urbanos. Nós, os fuzileiros navais, operávamos em três continentes.

Smedley Butler

Querias ser livre. Para essa liberdade, só há um caminho: o desprezo das coisas que não dependem de nós.

Epiteto

O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.

Simone de Beauvoir

É mais fácil enganar as pessoas do que convence-las de que foram enganadas.

Mark Twain

Não existe nada mais difícil de se executar, nem de sucesso mais duvidoso ou mais perigoso, que dar início a uma nova ordem das coisas. Pois o reformador tem como inimigos todos os que ganham com a ordem antiga e conta apenas com defensores tímidos entre aqueles que ganham com a nova ordem. Parte dessa timidez vem do medo dos adversários, que têm a lei a seu favor; e parte vem da incredulidade da humanidade que não deposita muita fé em qualquer coisa nova, até que a experimente.

Nicolau Maquiavel

Os intelectuais tem condições de denunciar as mentiras dos governos e de analizar suas ações, suas causas e suas intenções escondidas. É responsabilidade dos intelectuais dizer as verdades e denunciar as mentiras.

Noam Chomsky

A luta deles é para segregar, a nossa luta é para unificar. Nossa luta não é a luta do contrapoder: é a luta do antipoder.

John Holloway

Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos.

William Shakespeare

A destruição da sociedade totalitária mercantil não é um caso de opinião. É uma necessidade absoluta num mundo que já está condenado. Pois o poder está em todos os lados, deve ser por todas as partes e o tempo todo combatido.

Jean-François Brient

Cavalheiros, a vida é muito curta… Se nós vivemos, vivemos para andar sobre a cabeça dos reis.

William Shakespeare

Privatiaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria e o pensamento, que só a humanidade pertence.

Bertold Brechet

O preço a pagar pela tua não participação na política e seres governado por quem é inferior.

Platão