Dicionário Libertário

Verbetes para quem precisa conhecer o mundo à sua volta.


Capitalismo de Compadrio

O capitalismo clientelista, ou capitalismo de compadrio, é um termo que descreve uma economia em que o sucesso nos negócios depende das estreitas relações entre os empresários e funcionários do governo.

Distopia

lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação; antiutopia

Annuit Coeptis

O lado inverso do Grande Selo dos Estados Unidos. Annuit cœptis, (no Anglo Latim é pronunciado / ˈænjuːɪt ˈsɛptɨs /), é um dos dois lemas, (sendo o outro Novus ordo seclorum), no verso do Grande Selo dos Estados Unidos. Tomadas a partir da expressão latina annuo (aprovar) e cœpta (começar, empreender), sugerindo a tradução “Ele aprova (ou tem aprovado) o [nosso] empreendimento”, embora não seja a tradução oficial.

Novus Ordo Seclorum

A frase Novus Ordo Seclorum (do latim, que significa Nova Ordem dos Séculos) aparece no verso do Grande Selo dos Estados Unidos, desenhado pela primeira vez em 1782 e impresso na parte de trás do dólar americano desde 1935, aprovado pelo Presidente Americano Franklin Roosevelt.

Consciência de Classe

termo usado nas ciências sociais e na teoria política, especialmente no âmbito do marxismo, para designar as crenças e atitudes de uma pessoa a respeito de sua classe social ou condição econômica, inclusive quanto aos interesses e à estrutura de sua classe social.

Criptocracia

Um governo protegido, escondido da crítica popular, imperando sem se mostrar, como se encerrado em uma cripta.

Fnord

Fnord é a representação tipográfica para desinformação ou informação irrelevante induzindo ao erro, o que implica uma conspiração.

Plutocracia

substantivo feminino 1. a influência ou o poder do dinheiro; argentarismo. 2. soc exercício do poder ou do governo para as classes mais abastadas da sociedade.