Frente Internacional Contra o Autoritarismo Convida Haddad para o Bloco

A iniciativa é uma forma de se contrapor à proliferação de governos de extrema direita pelo mundo. O lançamento da frente será realizado em Nova York, no dia primeiro de dezembro de 2018.

O candidato derrotado à presidência da República Fernando Haddad (PT) está avaliando um convite para integrar esta frente progressista internacional.

O convite foi feito pelo ex-ministro das Finanças da Grécia Yanis Varoufakis, que enviou uma carta ao ex-prefeito de São Paulo. Varoufakis lidera o movimento ao lado do senador americano Bernie Sanders, que perdeu as primárias democratas para Hillary Clinton, em 2016.

Em discurso em outubro, Sanders disse que está em curso uma luta de enormes consequências para os Estados Unidos e para o mundo.

São duas visões concorrentes. Num lado, vemos um crescente movimento mundial em direção ao autoritarismo, oligarquia e cleptocracia. No outro lado, vemos um movimento em direção ao fortalecimento da democracia, do igualitarismo e da justiça econômica, social, racial e ambiental. Nosso trabalho é construir nossa humanidade comum e fazer tudo o que pudermos para nos opor a todas as forças, sejam elas de poder de governo inexplicável ou poder corporativo inexplicável, que tentam nos dividir e nos colocar uns contra os outros. Sabemos que essas forças trabalham juntas derrubando fronteiras. Devemos fazer o mesmo.

Bernie Sanders

O objetivo da coalizão é combater o avanço do autoritarismo no mundo. Os idealizadores estão preocupados com o cenário político no Brasil, que será presidido por Jair Bolsonaro, a partir do ano que vem, e nos Estados Unidos, que são comandados por Donald Trump.

No texto do convite, Yanis apresenta sua frente internacional como um “antídoto” ao avanço de governos nacionalistas “por toda a parte”.

Como alguém com imenso respeito por suas lutas no Brasil, ficaria muito feliz e honrado em encontrá-lo.

Yanis Varoufakis

O professor Fernando Haddad confirmou presença ao evento.

Fontes: https://exame.abril.com.br/brasil/haddad-avalia-convite-para-frente-contra-autoritarismo-com-bernie-sanders/https://www.revistaforum.com.br/haddad-e-convidado-por-bernie-sanders-para-participar-de-frente-progressista/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *