Grandes Personalidades

Personalidades que pensam, criticam e agem contra o modelo estabelecido, ou que o fizeram.


Antonio Gramsci


Antonio Gramsci Antonio Gramsci foi um filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político italiano. Foi membro-fundador e secretário-geral do Partido Comunista da Itália e deputado pelo distrito do Vêneto, sendo preso pelo regime fascista de Benito Mussolini. Gramsci é reconhecido, principalmente, pela sua teoria da hegemonia cultural que descreve como o Estado usa, nas sociedades ocidentais, as instituições culturais para conservar o poder. 

Ariano Suassuna


Ariano Suassuna Ariano Vilar Suassuna foi um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro. Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil. 

Bernie Sanders


Bernie Sanders Bernard Sanders é um político estadunidense, atualmente servindo como senador júnior dos EUA pelo estado de Vermont. Sanders é uma das principais vozes do progressismo estadunidense no que diz respeito a desigualdade de renda, sistema universal de saúde, licença-maternidade, aquecimento global, direitos LGBT e reforma eleitoral. 

Bertold Brecht


Bertold Brecht Eugen Bertholt Friedrich Brecht foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955. 

Carl Sagan


Carl Sagan Carl Edward Sagan foi um cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte-americano. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas, e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Sagan é conhecido por seus livros de divulgação científica e pela premiada série televisiva de 1980 Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que ele mesmo narrou e co-escreveu. 

Carlos Marighella


Carlos Marighella Carlos Marighella foi um político, guerrilheiro e escritor brasileiro e, a partir de 1964, um dos principais organizadores da luta contra a ditadura militar brasileira. Chegou a ser considerado o inimigo “número um” da ditadura. Em 2012, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, oficializou a anistia post mortem de Marighella. 

Che Guevara


Che Guevara Ernesto Guevara, conhecido como Che Guevara foi um guerrilheiro, político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano. Foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba. Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina.  Fonte

Darcy Ribeiro


Darcy Ribeiro Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Com obras traduzidas para diversos idiomas, Darcy Ribeiro figura entre os mais notórios intelectuais brasileiros. 

Edward Snowden


Edward Snowden Edward Joseph Snowden é um analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana. A revelação deu detalhes da Vigilância Global de comunicações e tráfego de informações executada através de vários programas, entre eles o programa de vigilância PRISM dos Estados Unidos. 

Fidel Castro


Fidel Castro Fidel Alejandro Castro Ruz foi um político e revolucionário cubano que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976 e depois como presidente de 1976 a 2008. Politicamente, era nacionalista e marxista-leninista. Ele também serviu como primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba de 1961 até 2011. Sob sua administração, Cuba tornou-se um Estado socialista autoritário unipartidário, a indústria e os negócios foram nacionalizados, e reformas socialistas foram implementadas em toda a sociedade.  Fonte

Florestan Fernandes


Florestan Fernandes Florestan Fernandes, sociólogo e professor universitário, com mais de cinquenta obras publicadas, ele transformou o pensamento social no país e estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, marcado pelo rigor analítico e crítico, e um novo padrão de atuação intelectual