Grandes Personalidades

Personalidades que pensam, criticam e agem contra o modelo estabelecido, ou que o fizeram.


Antonio Gramsci

Antonio Gramsci Antonio Gramsci foi um filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político italiano. Foi membro-fundador e secretário-geral do Partido Comunista da Itália e deputado pelo distrito do Vêneto, sendo preso pelo regime fascista de Benito Mussolini. Gramsci é reconhecido, principalmente, pela sua teoria da hegemonia cultural que descreve como o Estado usa, nas sociedades ocidentais, as instituições culturais para conservar o poder.

Bernie Sanders

Bernie Sanders Bernard Sanders é um político estadunidense, atualmente servindo como senador júnior dos EUA pelo estado de Vermont. Sanders é uma das principais vozes do progressismo estadunidense no que diz respeito a desigualdade de renda, sistema universal de saúde, licença-maternidade, aquecimento global, direitos LGBT e reforma eleitoral.

Bertolt Brecht

Bertolt Brecht Eugen Bertholt Friedrich Brecht foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.

Carl Sagan

Carl Sagan Carl Edward Sagan foi um cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte-americano. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas, e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Sagan é conhecido por seus livros de divulgação científica e pela premiada série televisiva de 1980 Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que ele mesmo narrou e co-escreveu.

Carlos Marighella

Carlos Marighella Carlos Marighella foi um político, guerrilheiro e escritor brasileiro e, a partir de 1964, um dos principais organizadores da luta contra a ditadura militar brasileira. Chegou a ser considerado o inimigo “número um” da ditadura. Em 2012, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, oficializou a anistia post mortem de Marighella.

Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Com obras traduzidas para diversos idiomas, Darcy Ribeiro figura entre os mais notórios intelectuais brasileiros.

Edward Snowden

Edward Snowden Edward Joseph Snowden é um analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana. A revelação deu detalhes da Vigilância Global de comunicações e tráfego de informações executada através de vários programas, entre eles o programa de vigilância PRISM dos Estados Unidos.

Florestan Fernandes

Florestan Fernandes Florestan Fernandes, sociólogo e professor universitário, com mais de cinquenta obras publicadas, ele transformou o pensamento social no país e estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, marcado pelo rigor analítico e crítico, e um novo padrão de atuação intelectual

Friedrich Engels

Friedrich Engels Friedrich Engels foi um filósofo socialista alemão nascido em 1820, no distrito de Barmen, então Prússia, parte do reino da Alemanha. Foi o amigo mais próximo de Karl Marx e fundou, em conjunto com ele, o comunismo moderno como conhecemos na política tradicional. O primeiro grande trabalho de Engels foi fruto de seu interesse na vida concreta do proletariado, na análise de sua situação real.

Jacque Fresco

Jacque Fresco Jacque Fresco foi um autodidata projetista industrial, engenheiro social, escritor, professor, futurologista, inventor que trabalhou numa grande variedade de áreas desde inovações bio-médicas a sistemas sociais totalmente integrados. Um dos temas principais de Fresco é seu conceito de uma economia baseada em recursos que substitui a necessidade da economia monetária orientada à escassez, que temos atualmente.

Joseph Stiglitz

Joseph Stiglitz Joseph Eugene Stiglitz é um economista estadunidense Nobel de Economia crítico severo e contundente dos “fundamentalistas de livre-mercado”, questiona as “bases ideológicas” que regem a maior parte das decisões econômicas mundiais. Polemiza com o FMI, a quem acusa de “empurrar” os países subdesenvolvidos a abrir seus mercados à competição externa antes que possuam instituições estáveis e democráticas para proteger seus cidadãos.