A diferença entre o Discurso Sério e Discurso do Corno Político

“Que só merece a liberdade e vida
Aquele que cada dia sabe ganhá-las.”

Existe uma grande diferença entre o discurso sério e o discurso do corno político. O discurso sério é aquele que se decepciona com um projeto político e propõem mudanças. O discurso do corno político é aquele em que se sente traído, e como acha que perdeu tudo, acha melhor acabar com a própria vida, matando antes a mulher o amante. No nosso contexto prefere a instauração da Ditadura como forma de remediar os problemas sociais e políticos criados desde longínquos tempos, até mesmo pelos entusiastas do tal regime cívico-militar.
O PT foi o partido que conseguiu aglutinar a esquerda nos tristes tempos pós Brizola. Para tentar implantar um governo de esquerda foi necessário o contato com a direita porque não havia condições de se chegar ao poder sozinho, ou pelo menos acreditou-se, aliás como constatou Tim Maia o Brasil é o único país do mundo que pobre é de Direita, realmente fica muito mais difícil dos trabalhadores elegerem seus próprios representantes.
Para governar é preciso de apoio político pós eleições. As coligações políticas que são feitas antes das eleições precisam infelizmente continuar no período pós eleições através dos acordos políticos, que em regra possuem a mesma essência. Se chama de mensalão quando é o PT, nos demais casos se chama de bancada ou base aliada. Mas não se iluda! Raramente esse processo não envolve dinheiro, ou seja, o mensalão existe não como exclusividade a um partido político.
E porque é necessário continuar no período pós eleitoral com os tais acordos políticos? Porque ao que consta é o Congresso Nacional é quem tem legitimidade para propor as leis, se não há maioria, não há projetos, se não há projetos não há mudança, e para mudar, a direita cobra muito caro, só concorda com a mudança na base do suborno.
Como dizem por aí é melhor dez inimigos do que um aliado convertido e assim conhecemos Roberto Jefferson do Partido Liberal (direita), ex-base aliada, com seu moralismo, mas que bebeu daquela água.
O Partido dos Trabalhadores conseguiu, segundo o IPEA, deixar o Brasil menos desigual de toda a sua história. A Renda dos mais pobres cresceu 90% e a dos ricos 17% (IPEA) mas vai pagar muito caro com essas alianças espúrias com a direita. A direita é o fim e início de um novo do fim do projeto social de esquerda. Precisamos renovar a esquerda e não liquidá-la. Há partidos empenhados nisso, o PSOL é um exemplo. Precisamos participar da esquerda e não delegar as funções do cidadão. Não devemos exclusivamente delegar, nem ao PSOL nem a nenhum partido. Temos que respirar a política transformadora de esquerda através da participação popular, como por exemplo propõe Marcelo Freixo através dos Conselhos Comunitários ao invés das Sub-Prefeituras.
Ver o telejornal à noite ou ler a revista semanal para esbravejar piadinhas e cantarolar opiniões enlatadas não é participar da política, é repetir a conclusões que não são as suas. Ouvimos a frase que A direita não dorme, isso é verdade, a direita vê o Poder como instrumento de manutenção do status quo. A direita não muda o Brasil, ela não melhora a vida do povo, ela só quer ter a totalidade do Brasil para nem precisar subornar ninguém, pois a direita no poder não suborna: oprime e faz a Ditadura enlatada dos states.
É preferível continuar no sofá à mandar terceiros a trazer outra fora de sistema político. Portanto, como não se fazem mais revolucionários como antigamente, como Fidel Castro, Che Guevara, Salvador Allende, Mariguela, Brizola entre outros, seja um revolucionário-moderno: vote e fiscalize, o que já era o dever inicial de cada um ser esquecido que habita esse país.
A vingança política não é pior que a vingança, você irá se envenenar! Ainda que não tenha torturado e matado, sofrerá as conseqüências com o seu apoio e omissão.
Não creia em falsas soluções, não chamem militares para fazer o trabalho dos civis, não mate quem você já amou, reconquiste sua amada, essa é uma tarefa individual, cada um de nós que quer desfrutar da sociedade civilizada deve lutar por ela!

Relacionados

Voto de Jean Wyllys Contra o Golpe de 2016 #ForçaJ... "Bom, em primeiro lugar eu quero dizer eu estou constrangido de participar dessa 'farsa', dessa eleição indireta, conduzida por um ladrão, urdida ...
Carta ao Ministro das Relações Exteriores do Gover... Carta do escritor norte-americano Benjamin Moser, autor de uma linda biografia de Clarice Lispector, ao Ministro das Relações Exteriores: Prezado min...
Bolsonaro quer exilar Paulo Freire de novo. Se dei... POR MARIA IZABEL NORONHA O jornal Folha de S.Paulo deste domingo (6) publicou matéria sobre a nefasta intenção do governo de Jair Bolsonaro de “expur...
Nosso paradoxo de Orwell / Chomsky: Decifrar a Míd... Nossas políticas e ações rotineiramente vão contra nossos ideais frequentemente declarados. Veja como examinar as mentiras e girar Apesar do que dizem...
É a Geopolítica, Estúpido! Artigo de Eugênio Aragão(*) O governo do capitão da reserva Jair Bolsonaro parece ser, aos olhos de nós, pobres mortais, de uma improvisação catastró...

Deixe se Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *