Advertência sobre o Governo de Bolsonaro e Firehosing

Advertência feita por André Coelho
professor da UFRJ

Devemos nos preparar, nos próximos quatro anos, para uma gestão no estilo Trump dos debates e discussões: Bolsonaro e sua equipe fazendo declarações estapafúrdias na imprensa e nas redes sociais no primeiro plano, e passando medidas e reformas duríssimas e gravíssimas no segundo plano. O objetivo será de que reajamos ao que for dito no primeiro plano, causando uma guerra de debates e mensagens entre apoiadores e críticos, diminuindo, assim, o foco de atenção e energia disponível para fiscalizar e criticar o que se fizer no segundo plano. Ele vai fazer revisionismo histórico, criar versões alternativas dos fatos, acusar a imprensa de persegui-lo e distorcer a verdade, obrigar quem o apoia a entrar cada vez mais na bolha de realidade alternativa que a acumulação das inverdades for criando e obrigar quem o critica a ir se acostumando com (e normalizando) a mentira, o absurdo, o factóide, a declaração incendiária e a irresponsabilidade na comunicação cotidiana e diplomática. Não podemos perder tempo reagindo e desmentindo todo e qualquer absurdo que ele falar. Temos que atentar para as decisões, as propostas, as nomeações, os projetos encaminhados etc. Atravessar a cortina de fumaça do primeiro plano (por mais provocativa que ela seja) e discutir o ponto realmente crucial do segundo plano.
Quem quiser saber mais a respeito procure por uma estratégia de publicidade e gestão chamada “firehosing”: bombardear a atenção pública com um número tão grande de factóides absurdos e atraentes de serem discutidos para assim manipular o senso de realidade e distrair o foco de concentração em relação ao principal.

7 comments

  1. Estou consciente do frágil momento. Abalada com tudo que acontece. Eu luto pela democracia, liberdade, igualdade, pelas minorias, humanidade d não desinamarei dessa luta.

  2. Eu queria que vcs ajudassem a não disseminar pânico . Já tem pessoas mais idosas enfartando com tanto medo incutido por vcs . Porque não esperam para ver o que pode acontecer ??? Que droga

    1. Não é necessário esperar porque já está acontecendo!
      Para aqueles cidadãos que “a ficha ainda não caiu”, basta observar as perigosíssimas “derrapadas” que o eleito vem produzindo. Especialmente na política externa.
      Agora, precisam de muita e urgente ajuda aqueles que pensam em esperar para ver o que vai acontecer depois de, por exemplo, confirmada a extinção do Ministério do Trabalho, preposto do governo nos últimos 88 anos para o debate e a discussão de questões trabalhistas como o aumento do salário mínimo e a fiscalização e combate ao trabalho escravo. Estas duas funções para ficar só no exemplo.

      Forte e fraterno abraço a todos(as)!

      1. Na verdade pode até ser que a questão do Ministério do Trabalho esteja no primeiro plano da estratégia firehosing.
        A confirmação do plano, na estratégia discutida, em que se encontra a declaração se dá no momento do recuo. Como, por exemplo, a questão da embaixada brasileira em Israel. Mas a extinção do ministério do trabalho atende tão bem aos anseios de quem de fato financiou a campanha do eleito, que chego a pensar ser este o fato grave do chamado segundo plano da ação, para o qual foi necessário gerar a distração, a “cortina de fumaça”.

  3. U eh!!! Se o pânico já começou com o Temer se aliando ao futuro presidente, por que se tem que esperá-lo entrar, ele já está no governo!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *