O que é Anomia?

A anomia é um estado de falta de objetivos e regras e de perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno.

O que é Soft Power?

Soft power é uma expressão usada na teoria das relações internacionais para descrever a habilidade de um corpo político – um Estado, por exemplo – para influenciar indiretamente o comportamento ou interesses de outros corpos políticos por meios culturais ou ideológicos.

O que é Pan-óptico?

Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados.

O que é Aliança 5 Olhos?

Os Cinco Olhos é um acordo entre Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. Esses países se reuniram a partir do Tratado UKUSA que visava a cooperação entre as inteligências dessas nações.

Foi inicialmente desenvolvido para monitorar as comunicações entre União Soviética e os países do Leste Europeu, apesar de mais tarde ter sido acusado de monitorar bilhões de conversas privadas ao redor do mundo.

O que é Agitprop?

Agitprop é uma ideia do marxismo-leninismo que diz respeito à disseminação das ideias e princípios do comunismo entre trabalhadores, camponeses, estudantes, intelectuais e formadores de opinião na sociedade em geral.

O que é Teoria da Ferradura?

Em ciência política, a chamada “teoria da ferradura” argumenta que a extrema-esquerda e a extrema-direita, ao contrário de serem extremos opostos de um espectro político linear e contínuo, de fato acabam se aproximando, da mesma forma que o fim de uma ferradura. Esta teoria é atribuída ao escritor francês Jean-Pierre Faye.[1] Proponentes da teoria demonstram uma série de similaridades entre a extrema-esquerda e a extrema-direita, incluindo governos autoritários ou totalitaristas.

O que é Pós-Política?

Pós-política é a perspectiva em que você substitui o entendimento do antagonismo material da nossa realidade por soluções liberais e técnicas, principalmente tecnisistas, voltadas a ideia de que nós devemos ter uma classe tecnocrata, que sabe melhor do que a população e nessa lógica não é preciso organizar pessoas, é preciso utilizar soluções técnicas oferecidas por técnicos especialistas.

O que é Ditadura do Proletariado?

Ditadura do proletariado refere-se à condição na qual o proletariado (ou a classe trabalhadora) detém o controle do poder político. O termo foi criado por Joseph Weydemeyer e adotado por diversos autores, incluindo os idealizadores do marxismo, Karl Marx e Friedrich Engels, no século XIX.

O que é Colorismo?

Colorismo significa, de maneira simplificada, que as discriminações dependem também do tom da pele, da pigmentação de uma pessoa. Mesmo entre pessoas negras ou afrodescendentes, há diferenças no tratamento, vivências e oportunidades, a depender do quão escura é sua pele.

O que é Obscurantismo?

Obscurantismo é a prática de deliberadamente impedir que os fatos ou os detalhes de algum assunto se tornem conhecidos. Mais especificamente, há duas denotações históricas e intelectuais comuns de “obscurantismo”:

  1. deliberadamente restringir o acesso do povo ao conhecimento;
  2. um estilo de ser obscuro (como em literatura e arte) caracterizado pela indefinição deliberada.

O que é Crime de Lésa-Pátria?

Atentado ou crime contra a pátria. Traição à pátria.

Qualquer crime que causa prejuízos ao país, acabando com a democracia, soberania e liberdade de seu povo, bem como efetuando desvios fraudulentos dos cofres públicos.

O que é Navalha de Occam?

A Navalha de Occam é um princípio lógico e epistemológico que afirma que a explicação para qualquer fenômeno deve pressupor a menor quantidade de premissas possível.

O que é Deus Ex Machina?

Deus ex machina é uma expressão em língua latina com origem no grego ??? ??????? ???? (apò m?khan?s theós), que significa literalmente “Deus surgido da máquina”, e é utilizada para indicar uma solução inesperada, improvável e mirabolante para terminar uma obra ficcional.

O que é Fact Checking?

A verificação de fatos ou verificação de dados ou ainda checagem de fatos em jornalismo refere-se ao trabalho de confirmar e comprovar fatos e dados usados em discursos nos meios de comunicação e outras publicações. Seu propósito é detectar erros, imprecisões e mentiras. É um caso especial do jornalismo investigativo.