O que é Anomia?
A anomia é um estado de falta de objetivos e regras e de perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno.
Contra o Capitalismo e o Fascismo
A anomia é um estado de falta de objetivos e regras e de perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno.
Soft power é uma expressão usada na teoria das relações internacionais para descrever a habilidade de um corpo político – um Estado, por exemplo – para influenciar indiretamente o comportamento ou interesses de outros corpos políticos por meios culturais ou ideológicos.
Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados.
Os Cinco Olhos é um acordo entre Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. Esses países se reuniram a partir do Tratado UKUSA que visava a cooperação entre as inteligências dessas nações.
Foi inicialmente desenvolvido para monitorar as comunicações entre União Soviética e os países do Leste Europeu, apesar de mais tarde ter sido acusado de monitorar bilhões de conversas privadas ao redor do mundo.
Agitprop é uma ideia do marxismo-leninismo que diz respeito à disseminação das ideias e princípios do comunismo entre trabalhadores, camponeses, estudantes, intelectuais e formadores de opinião na sociedade em geral.
A militarização da polarização política que suspende o debate politizado sobre o ideológico e substitui com um Inimigo e a coisificação do Outro.
Em ciência política, a chamada “teoria da ferradura” argumenta que a extrema-esquerda e a extrema-direita, ao contrário de serem extremos opostos de um espectro político linear e contínuo, de fato acabam se aproximando, da mesma forma que o fim de uma ferradura. Esta teoria é atribuída ao escritor francês Jean-Pierre Faye.[1] Proponentes da teoria demonstram uma série de similaridades entre a extrema-esquerda e a extrema-direita, incluindo governos autoritários ou totalitaristas.
Pós-política é a perspectiva em que você substitui o entendimento do antagonismo material da nossa realidade por soluções liberais e técnicas, principalmente tecnisistas, voltadas a ideia de que nós devemos ter uma classe tecnocrata, que sabe melhor do que a população e nessa lógica não é preciso organizar pessoas, é preciso utilizar soluções técnicas oferecidas por técnicos especialistas.
Ditadura do proletariado refere-se à condição na qual o proletariado (ou a classe trabalhadora) detém o controle do poder político. O termo foi criado por Joseph Weydemeyer e adotado por diversos autores, incluindo os idealizadores do marxismo, Karl Marx e Friedrich Engels, no século XIX.
Colorismo significa, de maneira simplificada, que as discriminações dependem também do tom da pele, da pigmentação de uma pessoa. Mesmo entre pessoas negras ou afrodescendentes, há diferenças no tratamento, vivências e oportunidades, a depender do quão escura é sua pele.
Obscurantismo é a prática de deliberadamente impedir que os fatos ou os detalhes de algum assunto se tornem conhecidos. Mais especificamente, há duas denotações históricas e intelectuais comuns de “obscurantismo”:
O poder de ditar quem deve viver e quem deve morrer. É um poder de determinação sobre a vida e a morte ao desprover o status político dos sujeitos.
Atentado ou crime contra a pátria. Traição à pátria.
Qualquer crime que causa prejuízos ao país, acabando com a democracia, soberania e liberdade de seu povo, bem como efetuando desvios fraudulentos dos cofres públicos.
A Navalha de Occam é um princípio lógico e epistemológico que afirma que a explicação para qualquer fenômeno deve pressupor a menor quantidade de premissas possível.
Deus ex machina é uma expressão em língua latina com origem no grego ??? ??????? ???? (apò m?khan?s theós), que significa literalmente “Deus surgido da máquina”, e é utilizada para indicar uma solução inesperada, improvável e mirabolante para terminar uma obra ficcional.
A verificação de fatos ou verificação de dados ou ainda checagem de fatos em jornalismo refere-se ao trabalho de confirmar e comprovar fatos e dados usados em discursos nos meios de comunicação e outras publicações. Seu propósito é detectar erros, imprecisões e mentiras. É um caso especial do jornalismo investigativo.