Grandes Personalidades

Personalidades que pensam, criticam e agem contra o modelo estabelecido, ou que o fizeram.


Antonio Gramsci


Antonio Gramsci Antonio Gramsci foi um filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político italiano. Foi membro-fundador e secretário-geral do Partido Comunista da Itália e deputado pelo distrito do Vêneto, sendo preso pelo regime fascista de Benito Mussolini. Gramsci é reconhecido, principalmente, pela sua teoria da hegemonia cultural que descreve como o Estado usa, nas sociedades ocidentais, as instituições culturais para conservar o poder. 

Ariano Suassuna


Ariano Suassuna Ariano Vilar Suassuna foi um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro. Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil. 

Bernie Sanders


Bernie Sanders Bernard Sanders é um político estadunidense, atualmente servindo como senador júnior dos EUA pelo estado de Vermont. Sanders é uma das principais vozes do progressismo estadunidense no que diz respeito a desigualdade de renda, sistema universal de saúde, licença-maternidade, aquecimento global, direitos LGBT e reforma eleitoral. 

Bertold Brecht


Bertold Brecht Eugen Bertholt Friedrich Brecht foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955. 

Carl Sagan


Carl Sagan Carl Edward Sagan foi um cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte-americano. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas, e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Sagan é conhecido por seus livros de divulgação científica e pela premiada série televisiva de 1980 Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que ele mesmo narrou e co-escreveu. 

Carlos Marighella


Carlos Marighella Carlos Marighella foi um político, guerrilheiro e escritor brasileiro e, a partir de 1964, um dos principais organizadores da luta contra a ditadura militar brasileira. Chegou a ser considerado o inimigo “número um” da ditadura. Em 2012, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, oficializou a anistia post mortem de Marighella. 

Che Guevara


Che Guevara Ernesto Guevara, conhecido como Che Guevara foi um guerrilheiro, político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano. Foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba. Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina.  Fonte

Darcy Ribeiro


Darcy Ribeiro Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Com obras traduzidas para diversos idiomas, Darcy Ribeiro figura entre os mais notórios intelectuais brasileiros. 

Domenico Losurdo


Domenico Losurdo

Domenico Losurdo foi um filósofo marxista italiano que lecionou na Universidade de Urbino, na Itália. Estudou em Tubinga e em Urbino. Doutorou-se com uma tese sobre Karl Rosenkranz. Losurdo foi um dos maiores pensadores dos estudos marxistas e da obra de Gramsci.

 

Edward Snowden


Edward Snowden Edward Joseph Snowden é um analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana. A revelação deu detalhes da Vigilância Global de comunicações e tráfego de informações executada através de vários programas, entre eles o programa de vigilância PRISM dos Estados Unidos. 

Fidel Castro


Fidel Castro Fidel Alejandro Castro Ruz foi um político e revolucionário cubano que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976 e depois como presidente de 1976 a 2008. Politicamente, era nacionalista e marxista-leninista. Ele também serviu como primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba de 1961 até 2011. Sob sua administração, Cuba tornou-se um Estado socialista autoritário unipartidário, a indústria e os negócios foram nacionalizados, e reformas socialistas foram implementadas em toda a sociedade.  Fonte